sexta-feira, 21 de maio de 2010

☻ Amizade ☺

O que a ciência fala sobre amizade?

A ciência busca comprovar todas as coisas, inclusive as origens da amizade e sua influência no relacionamento humano.

Pesquisadores tentam explicar a amizade

Amizades, paixões, ternura: temas que, à primeira vista, parecem ser de interesse apenas da vida privada, assunto particular, já atraem pesquisadores de várias ciências, das humanas às médicas. No Brasil, o Grupo de Pesquisa em Antropologia e Sociologia da Emoção (Grem), especialização ainda pouco conhecida, estuda os mecanismos que sustentam fenômenos considerados subjetivos como as amizades e o modo como estas moldam a sociedade e são moldadas por ela. (leia texto completo e envie para seus amigos)

Grandes amigos se descobrem no prezinho ou na maturidade
Amizades são fundamentais para a saúde mental e física


"Amizade é igual uma horta de abóboras, se você não cultiva vem os pesticidas e destroem todo o trabalho de uma estação."

Nas amizades, a ponte que permite que duas criaturas individuais e solitárias se sintam integradas surge graças à facilidade com que elas se comunicam. É extraordinário o prazer que sentimos quando temos a impressão de que aquilo que o outro está entendendo corresponde exatamente ao que estamos dizendo. Temos a impressão de não estarmos sós neste mundo. O prazer que experimentamos ao conversar com nossos amigos – definidos assim de modo rigoroso, sem nada a ver com os diversos conhecidos que temos – é enorme; não raramente maior do que o que sentimos ao conversar com nossos parentes e com o nosso objeto de amor que, como disse, corresponde a uma escolha mais relacionada com outros processos.